Celular UOL BlackBerry tag-oquee
 

Dinâmico, aparelho traz informações na mesma hora em que elas são enviadas

  • Divulgação

    BlackBerry série 8800, um dos primeiros modelos do smartphone

Combinando telefone e internet, os smartphones se tornaram aliados de quem quer integrar a vida profissional e pessoal em qualquer lugar. O BlackBerry foi um dos primeiros a chegar no mercado de telefonia com esta proposta. Criado em 1999, o aparelho trabalha com uma tecnologia diferente da dos demais. Ele possui um software exclusivo - o BlackBerry Software Device - que inclui todos os aplicativos no smartphone: e-mail, organizador, media player, navegador, calculadora, entre outros. Ou seja, o usuário BlackBerry não precisa sincronizar o aparelho com o computador ou outros servidores para ter tudo o que precisa sempre a mão.

Mas a maior diferença entre o modelo e outros smartphones - e grande trunfo da RIM (Research in Motion), fabricante do BlackBerry, para conquistar o mercado - foram os aplicativos BlackBerry Enterprise Server e BlackBerry Professional Software, que permitem a integração do smartphone com os sistemas empresariais. Com isso, é possível acessar, enviar e receber e-mails de uma conta corporativa de qualquer lugar.

Outra novidade foi o sistema "push", que dispara um alerta a cada e-mail recebido ou alteração feita em uma agenda de compromissos, por exemplo, e permite estabelecer prioridades e critérios para o tipo de material que se quer receber. Para isso, o BlackBerry utiliza a internet Wi-Fi, a rede WCDMA - Tri-Band (850/1900/2100 MHZ) e GSM - Quadri-Band (850 / 900 / 1800 / 1900 MHZ) de telefonia móvel.

Com tantas facilidades, não tardou para que o aparelho conquistasse o mundo corporativo. Relatório divulgado em setembro pela empresa de pesquisas norte-americana Changeway, apontou que a RIM mantém a liderança sobre os sistemas de plataformas móveis adotados pelas empresas, com participação de 63% entre as pesquisadas nos EUA.

  • Rafael Lasci/UOL

    O modelo touchscreen BlackBerry Torch, que será lançado no mercado brasileiro ainda este ano

Em 2007, a RIM contabilizava oito milhões de usuários, e o BlackBerry chegou a representar 50% dos smartphones usados nos Estados Unidos. Hoje, o número diminuiu, mas a empresa ainda lidera o mercado norte-americano, com 31% de participação, deixando a Apple, que fabrica o iPhone, na segunda posição.

Segundo os usuários, a maior vantagem do aparelho é permitir a rapidez no gerenciamento da vida pessoal e profissional. Por isso, o BlackBerry ficou conhecido como celular de executivos e é o preferido entre eles, segundo pesquisa da revista "Info Exame" divulgada em maio deste ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host